A Fundação também tem outros projetos ambientais que envolvem palestras em escolas e empresas, cursos e incentivo ao voluntariado
A Fundação Comunitária de Desenvolvimento Integrado do Município de Rio Negro — FUNDIR encaminhou mais de 360 toneladas de materiais para a reciclagem em 2023, uma média de 30 toneladas por mês. Estes números são do projeto Cidade Limpa, onde o material recolhido passa por um processo de classificação e depois é encaminhado ao destino correto. Assim, além de apoiar o meio ambiente, o projeto também melhorou a renda dos catadores de materiais recicláveis que fazem parte da “Cidade Limpa”.
Mas este não é o único projeto desenvolvido pela fundação em área de meio ambiente. A FUNDIR também trabalha com a educação ambiental nas escolas e através do projeto “Semeando Sustentabilidade”, que levou a conscientização ambiental para crianças do ensino fundamental de riomafra. Em 2023, o projeto atendeu mais de 250 estudantes, em parceria com o SESC.
No entanto, os projetos não abrangem apenas crianças, mas também jovens e adultos, pelas “Portas Abertas”. Nesta ação, a FUNDIR recebe visitas em sua sede e mostra detalhes de seu trabalho, além de fazer uma palestra educativa sobre meio ambiente e reciclagem. Mais de 200 pessoas foram recebidas este ano. Da mesma forma, a fundação leva educação ambiental para empresas e entidades parceiras.

Em 2023, outra parceria de destaque foi com o 5º Regimento de Carros de Combate do Rio Negro, no qual foram ministradas palestras sobre educação ambiental para os militares. Além disso, o 5º RCC também incrementou os processos de separação do lixo para reciclagem e eliminação dos resíduos, também em parceria com a fundação.
A FUNDIR também começou a coletar óleo de cozinha usado, que, inclusive, já foi utilizado em uma aula gratuita que ensinou a produção de sabão ecológico . A atividade também contou com o apoio de professoras voluntárias que ensinaram a produção e deram dicas para a comercialização do produto.
Para além da questão sustentável, a FUNDIR também desenvolve importante papel social, com diversos projetos em benefícios para a comunidade, como o “ Artesanato Social ”, com aulas gratuitas de artesanato para a comunidade, onde se reaproveita recicláveis e aumenta a renda das famílias carentes . Outro destaque social foi o início do projeto “Também quero ler”, em parceria com o Colégio Bom Jesus, que leva alfabetização de forma gratuita para adultos e oportunidades de melhorias para diversas famílias da comunidade.
Para 2024, a fundação continua com seus projetos ambientais e sociais, assim como com o incentivo ao trabalho voluntário. Além de estar arrecadando fundos para adquirir novo caminhão de coleta para o trabalho, após a perda do veículo anterior devido a um acidente no final do ano passado.
Para saber mais informações sobre os projetos, ou como você pode contribuir, basta entrar em contato pelo telefone 3645–0346, ou pelo e-mail fundacaofundir@gmail.com.
Ou então, acesse as redes sociais da fundação: https://www.facebook.com/FundirRN/ e https://www.instagram.com/Fundir.RN/ .