Curso gratuito ensina mulheres a produzir sabão ecológico a partir de óleo de cozinha

Produtos geram renda extra para as famílias e também ajudam a evitar poluição do meio ambiente

Mulheres da comunidade riomafrense descobriram um novo uso para o óleo de cozinha usado. Isso porque a FUNDIR — Fundação Comunitária de Desenvolvimento Integrado do Município de Rio Negro, ofereceu um curso gratuito, nesta segunda-feira (7), ensinando a produção de sabão ecológico e outros produtos de limpeza. A atividade também contou com o apoio das voluntárias Isabel Cristina Grossl, Rose Ritter e Josiane Maurer.

Além de beneficiar o meio ambiente com o reaproveitamento de resíduos que têm impacto negativo na natureza, o curso também é uma forma de estimular práticas sustentáveis ​​e a economia criativa junto à comunidade. “Estamos estimulando o empreendedorismo solidário, um projeto social para transformação de atitudes diárias em resultados que melhorem a vida em comunidade”, destaca Isabel.

Com os produtos de limpeza produzidos a partir do óleo de cozinha, como o sabão ecológico, os participantes do curso também têm uma nova fonte de renda e apoio para suas famílias. Além de poderem utilizar materiais de baixo custo e de uso caseiro, também reaproveitando materiais e estimulando práticas sustentáveis.

“Adorei o curso! Foi um momento de aprendizado, de compartilhar experiências e de ter mulheres ajudando mulheres. Cada uma com sua história de vida, sua trajetória e sua forma de ajudar e transformar a realidade onde vivem”, destaca Maria Inez, uma das alunas que participaram do curso.

Essa não é a única ação do FUNDIR para estimular práticas sustentáveis. No curso do Artesanato Social, que também é gratuito, as alunas aprendem a utilizar materiais que são descartados, para confeccionar diversos tipos de artesanato. Assim, geram renda extra, além de incentivo à reciclagem.

O óleo de cozinha causa danos ao meio ambiente

Iniciativas como esse curso de reaproveitamento causam impacto positivo para o meio ambiente. Isso porque, quando o óleo de cozinha usado, quando jogado diretamente no ralo da pia ou no lixo, polui córregos, riachos, rios e o solo, além de danificar o encanamento doméstico.

Ainda assim, a abertura também interfere na passagem da luz na água, o que pode causar muitos impactos negativos. Por exemplo, retarda o crescimento vegetal e interfere no fluxo de água, assim como, impede a transferência de oxigênio para a água o que não permite o desenvolvimento da vida nestes sistemas.

Por outro lado, quando lançado no solo, o óleo impede que a água se infiltre, impermeabilizando a terra e agravando o problema das enchentes. Para se ter uma ideia, um litro de óleo de cozinha pode poluir, aproximadamente, 10.000 litros de água. Mas, algumas estimativas prevêem que um litro de óleo pode poluir até um milhão de litros de água. Assim, reutilizar o óleo de cozinha e evitar que ele polua o meio ambiente é essencial para melhorar a qualidade de vida e para garantir a preservação do meio ambiente.

Para ajudar a diminuir os impactos negativos do óleo de cozinha, você pode começar com atitudes simples como, por exemplo, separar seu óleo usado. Assim, depois de utilizado, é necessário aguardar o esfriamento e armazená-lo em garrafas pet ou vasilhames de vidro, se possível, transparentes.

Depois, basta tampar bem e entregar nos pontos de coleta. Aqui no FUNDIR você pode deixar seu óleo e contribuir para atividades de educação ambiental, como o curso ministrado para as mulheres da comunidade riomafrense.

Para mais informações, você pode entrar em contato pelo telefone 3645–0346, ou pelo e-mail fundacaofundir@gmail.com .

Ou então, acesse as redes sociais da fundação:

https://www.facebook.com/FundirRN/ e https://www.instagram.com/Fundir.RN/ .

Uma resposta para “Curso gratuito ensina mulheres a produzir sabão ecológico a partir de óleo de cozinha”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *